<< Voltar





 
Conheça 7 dicas para ter um escritório sustentável

Conheça 7 dicas para ter um escritório sustentável

Mackey - Movéis Corporativos

Em tempos que necessitam de boas práticas ambientais de modo emergencial, o escritório sustentável é mais uma maneira das empresas demonstrarem preocupação com a natureza e garantir uma boa reputação de suas marcas, além de otimizar seus recursos.

Para contextualizar, é importante explicar que o escritório sustentável é um conceito de desenvolvimento de espaços de trabalho com boas práticas ambientais para evitar desperdícios de recursos naturais, como energia elétrica e água, por exemplo.

A partir disso, é preciso destacar que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis, segundo estudo da Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Nesse sentido, é preciso projetar esses ambientes corporativos para que aproveitem ao máximo a iluminação natural, com boa circulação do ar, para evitar o uso demasiado do ar condicionado, e até implementar o sistema de água de reúso.

Além disso, em um escritório sustentável, também é importante implementar uma cultura de preservação ambiental, com medidas como:

Redução do uso de copos descartáveis
Não utilizar papel
Usar a energia elétrica de maneira inteligente
Criar ações que envolvam toda a equipe em prol da sustentabilidade

A seguir, confira neste conteúdo as principais práticas para obter um escritório sustentável.

Leia também: Escritório corporativo: 10 itens para considerar no projeto

Saiba quais são as principais dicas para ter um escritório sustentável

Reduzir o uso de papéis e plásticos

O primeiro passo para transformar o seu espaço de trabalho em um escritório sustentável é diminuir a utilização de papéis e plásticos.

Na prática, atualmente, os documentos já podem ser digitais, o que dispensa o uso de papéis e evita os arquivos físicos com grande quantidade de folhas.

Além disso, copos plásticos, por exemplo, podem ser substituídos por copos e canecas de vidro, que tornam-se permanentes, e contribui para a redução dos impactos causados à natureza.

Otimizar o consumo de energia elétrica

Em seguida, é hora de pensar na otimização da energia elétrica. Neste ponto, além de um projeto inteligente, com boas fontes de iluminação natural e de circulação do ar para evitar o uso do ar condicionado, lâmpadas de LED também podem ser usadas para reduzir o consumo.

Para ter uma ideia, as lâmpadas de LED podem gerar uma economia de energia elétrica de até 90%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Além disso, essas lâmpadas podem durar até 14 anos, uma vida útil consideravelmente maior quando comparadas às convencionais.

Diminuir o uso de água

Evitar o desperdício e utilizar a água de maneira mais consciente é mais um passo para obter um escritório sustentável.

Neste ponto, adotar algumas práticas pode ser importante para atingir esse objetivo. Veja:

Manutenção dos banheiros e cozinha para evitar vazamentos
Sistema de reuso da água
Lavagens a seco
Aproveitamento da água da chuva

Implementar a cultura de sustentabilidade

Enraizar as boas práticas ambientais como cultura da empresa também é importante para colaborar com a natureza.

Para isso, é preciso promover ações como workshops, treinamentos, palestras e demais ações sobre sustentabilidade para incentivar que os colaboradores pratiquem e disseminem essa cultura em prol do meio ambiente.

Investir em temas sobre meio ambiente na comunicação interna

Para ajudar a implementar o conceito de escritório sustentável, além das ações sobre cultura, trabalhar a comunicação interna da empresa com conteúdos voltados para a sustentabilidade é mais um ponto que contribui para fortalecer os valores ambientais de um negócio.

Promover ações corporativas em prol do meio ambiente

A partir da evolução do tema, é possível, inclusive, promover ações e criar desafios sobre sustentabilidade entre os colaboradores de uma empresa.

Na prática, desenvolver programas de incentivo e até gamificação, com metas e ações de sustentabilidade são práticas que ajudam a envolver e estimular as equipes com relação à preservação ambiental.

Demonstrar o zelo com a natureza na decoração do escritório

Por fim, de nada adianta implementar toda a cultura se a empresa não demonstra essa pegada ambiental.

Neste ponto, é necessário trabalhar em diversas frentes, desde não utilizar papéis em documentos até estruturar o escritório sustentável com móveis e decoração que remetem à natureza.

Assim, além de utilizar plantas para a decoração, os móveis podem ser produzidos de madeira de reflorestamento.

Você pode se interessar também por: Por que os móveis multifuncionais são tendência?

Conheça a Mackey!

Após conhecer as melhores práticas para transformar o ambiente da sua empresa em um escritório sustentável, chegou o momento de implementar esse conceito.

Para isso, é importante contar com parceiras que tenham o mesmo zelo com a natureza e premissas sustentáveis.

No caso da decoração, a Mackey Móveis está pronta para te ajudar! Somos uma empresa de fabricação de mobiliários corporativos funcionais, ergonômicos e de qualidade.

Temos uma equipe especializada e totalmente comprometida em atender, de maneira personalizada, as expectativas de cada cliente.

Além de estarmos conceituados entre os principais fabricantes de mobília corporativa de alto padrão no Brasil, temos um compromisso com a sustentabilidade.

Por isso, atendemos as exigências ambientais da certificação FSC de Cadeia de Custódia, Gestão Ambiental ISO 14.001 e normas da ABNT em todos os nossos produtos.

Diante disso, temos o comprometimento de:



Investir cada vez mais em produção sustentável de madeira | Reduzir desperdícios dos recursos naturais | Minimizar os impactos ambientais | Preservar a natureza | Colaborar com o planeta

Fale com os nossos especialistas

Fale conosco e saiba mais sobre o nosso compromisso com a sustentabilidade!

 
Conteúdo Relacionado
Por que os móveis multifuncionais são tendência?
Por que os móveis multifuncionais são tendência?"

Os móveis multifuncionais, como o próprio nome já diz, são produtos flexíveis que atendem a mais de uma função e são perfeitos para a organização de um escritório, já que ocupam menos espaço e deixam os ambientes mais modernos.

LEIA MAIS >>
Como montar a sala de descanso nas empresas: veja um passo a passo
Como montar a sala de descanso nas empresas: veja um passo a passo

Nos últimos anos, a sala de descanso nas empresas é cada vez mais comum para que os colaboradores tenham momentos de descompressão e até de lazer entre suas atividades.

LEIA MAIS >>
Por que ter uma cabine de trabalho no seu escritório?
Por que ter uma cabine de trabalho no seu escritório?

A cabine de trabalho ainda não é comum nos espaços corporativos, mas é uma opção interessante para garantir redução de ruídos externos, mais foco e concentração para chamadas telefônicas, videoconferências e até para uma sessão curta de trabalho.

LEIA MAIS >>
Instagram

Converse
com a gente!

Contate-nos por telefone, email ou pelo formulário

Telefone: 11 96498-3935
Whatsapp: 11 99958-8148
Email: vendas@mackey.com.br
Av. Magalhães de Castro, 1230 - Butantã - SP