Mesa Mirror
A
esse sentido, essa gestão abrange diversas estruturas de uma empresa, que vão desde a administração até a infraestrutura oferecida para os funcionários desempenharem suas atividades.
Por isso, o escritório de uma organização deve acompanhar o modelo de gestão empresarial, com mobiliário corporativo alinhado ao propósito do negócio e seu conceito de administração.
Com isso, é possível ter os colaboradores mais engajados aos objetivos, missão, visão e valores da sua empresa, bem como melhorar a produtividade em prol dos resultados esperados.
Por isso, no artigo de hoje, preparamos algumas dicas para combinar os diferentes tipos de espaços corporativos e a gestão empresarial. Confira!
Saiba também: As tendências de móveis corporativos para 2023
O primeiro exemplo de como montar um escritório baseado em sua gestão empresarial é o modelo mais antigo e tradicional, o vertical.
As empresas com gestão linear têm hierarquias bem definidas, em um organograma com presidente, diretores, gerentes, supervisores e times administrativos.
Cada profissional tem suas funções bem estabelecidas, o que sugere a realização de atividades de maneira mais individual. Com isso, o mobiliário corporativo deve atender a essa demanda.
Como organizar um espaço para esse modelo de gestão? Com estruturas fixas, com móveis padronizados, além de uma grande mesa em uma sala de reunião fechada.
Por fim, uma sala de diretoria ampla, com uma mesa para computador e documentos e outra para reuniões mais reservadas com outros profissionais do mesmo nível hierárquico, geralmente, para tomada de decisões estratégicas.
Em seguida, temos a gestão funcional, conceito de organizações com diversos departamentos, em que cada área sabe muito bem suas atividades diárias.
Ou seja, cada setor se responsabiliza apenas pelo seu trabalho, mas existe a troca de informações entre as equipes.
Nesse modelo de gestão empresarial, como líderes e analistas realizam alinhamentos e diretrizes frequentes, é importante que o espaço ajude essa comunicação, para facilitar o fluxo de trabalho dos profissionais.
Por isso, nesse tipo de escritório é comum encontrar as chamadas “estações de trabalho” em que a área de marketing, por exemplo, fica toda em um mesmo espaço, ainda que em mesas individuais, para facilitar a troca entre os funcionários.
Nessa estrutura, é importante ter uma área de descompressão ou conveniência para que todos os times se reúnam, conversem e recarreguem as energias.
Já na gestão empresarial colaborativa, as organizações têm áreas que funcionam com mais autonomia e poder de decisão. Nesse modelo, a hierarquia é horizontal e é comum que o responsável pelo setor ocupe uma posição na própria estação de trabalho, sem uma sala específica.
Aqui, geralmente, é utilizado o modelo sem mesas fixas de trabalho, com diversos tipos de espaços, preparados para atender as necessidades e demandas da empresa.
Assim, caso os times precisem realizar uma atividade colaborativa, a organização tem um espaço próprio para isso, de maneira que estimule a integração, criatividade e participação.
Já para as atividades do dia a dia, a empresa também oferece espaços dedicados para a atuação individual, com mesas ou até cabines acústicas para ajudar no foco e concentração.
Geralmente, esse tipo de escritório é adotado por empresas modernas que têm a inovação como um dos pilares de seus negócios. Com isso, o mobiliário corporativo também é flexível e permite alterações de layout com facilidade.
Por fim, o modelo squad de gestão empresarial é o que forma um time multidisciplinar com um objetivo comum, ainda que os funcionários sejam de áreas diferentes.
Nesse modelo, os profissionais trabalham juntos para que as atividades se beneficiem da colaboração, visões diferentes e experiência dos funcionários.
Assim, como a proposta do squad é unir equipes que trabalhem de maneira autônoma, o mobiliário corporativo precisa acompanhar esse formato de trabalho.
Diante disso, cada grupo, geralmente, é formado por 8 a 10 profissionais que formam uma célula de trabalho, consideradas como “pequenas empresas” para o objetivo em comum.
Aqui, os espaços precisam contar com mobiliário flexível e com foco na integração e colaboração entre os funcionários.
Além disso, cada espaço do escritório é muito bem utilizado, com ambientes otimizados e com a infraestrutura necessária para os profissionais.
Leia mais: 7 escritórios inovadores para você se inspirar
Agora que você já sabe como combinar os diferentes tipos de escritório ao modelo de gestão empresarial de uma organização, chegou a hora de aplicar no seu negócio.
Para isso, a Mackey Móveis está pronta para te ajudar! Somos uma fabricante de mobiliários corporativos funcionais, ergonômicos e de alta qualidade.
No caso dos móveis multifuncionais, temos diversos produtos para atender clientes com diferentes necessidades. Confira:
Vale destacar ainda que a nossa linha de móveis multifuncionais corporativos, além de permitir a montagem para que os pets circulem com conforto, ainda proporciona um melhor aproveitamento dos espaços e promove maior interação entre os profissionais.
Além disso, temos uma equipe especializada e totalmente comprometida em atender, de maneira personalizada, as expectativas de cada cliente.
Por fim, vale destacar que a Mackey é conceituada como uma das principais fabricantes de mobília corporativa de alto padrão no Brasil. Ou seja, oferecemos as melhores peças do mercado para sua empresa.
Decore seu escritório com móveis modernos, conceituais de uma organização com tradição fabril e serviços de excelência.
e saiba tudo o que podemos oferecer em móveis corporativos de alto padrão para sua empresa!
Os móveis multifuncionais, como o próprio nome já diz, são produtos flexíveis que atendem a mais de uma função e são perfeitos para a organização de um escritório, já que ocupam menos espaço e deixam os ambientes mais modernos.
LEIA MAIS >>Nos últimos anos, a sala de descanso nas empresas é cada vez mais comum para que os colaboradores tenham momentos de descompressão e até de lazer entre suas atividades.
LEIA MAIS >>A cabine de trabalho ainda não é comum nos espaços corporativos, mas é uma opção interessante para garantir redução de ruídos externos, mais foco e concentração para chamadas telefônicas, videoconferências e até para uma sessão curta de trabalho.
LEIA MAIS >>Contate-nos por telefone, email ou pelo formulário
Telefone: 11 96498-3935
Whatsapp: 11 99958-8148
Email: vendas@mackey.com.br
Av. Magalhães de Castro, 1230 - Butantã - SP