<< Voltar





 
Conheça dicas de iluminação para home office

Conheça dicas de iluminação para home office

Mackey - Movéis Corporativos

A iluminação para home office é um item que merece atenção nos escritórios residenciais, para que os trabalhadores garantam o bem-estar e a produtividade no dia a dia de suas atividades.

Nesse sentido, vale destacar que, apesar de algumas empresas já retomarem as atividades 100% presenciais, após o longo período de isolamento social, muitas organizações optaram pelo trabalho remoto ou até pelo modelo híbrido.

Por isso, a iluminação para home office é um dos fatores que ajuda a criar bons ambientes de trabalho, com conforto, praticidade e até eficiência.

Afinal, a luminosidade ruim pode causar problemas, como:

Reduzir o desempenho no trabalho | Prejudicar a percepção de detalhes | Aumentar a possibilidade de erros na execução de determinadas tarefas | Eleva os índices de acidentes de trabalho, mesmo em home office

Por esses motivos, a Norma Regulamentadora número 17 (NR-17) inclui a iluminação como ponto de ergonomia, que deve ser implementada de maneira uniforme e difusa no ambiente de trabalho.

Diante disso, preparamos esse conteúdo com as melhores práticas para ter uma boa iluminação no seu escritório em casa. Confira!

Leia também: Qual a importância da cadeira de escritório para evitar problemas de coluna?

Saiba quais são as principais dicas de iluminação para home office

Pense na funcionalidade

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração sobre iluminação para home office é a funcionalidade que essa luminosidade deve ter no sentido de contribuir e melhorar o ambiente de produção.

Neste ponto, é preciso analisar a necessidade desse espaço para entender qual tipo de dispositivo será necessário instalar.

Além disso, essa iluminação também depende do segmento de cada profissional, já que existem áreas de atuação, como arquitetura, que precisa de luzes específicas para garantir a claridade na prancheta.

Em outros casos de profissionais que passam o dia inteiro no computador, as luzes não podem refletir nas telas e, consequentemente, atrapalhar a realização das demandas.

Priorize a ergonomia

Em seguida, como já adiantamos, a iluminação para home office também faz parte da ergonomia do ambiente de trabalho, pois é parte fundamental para qualidade de vida e produtividade de um profissional.

Nesta etapa, pensar em lâmpadas que ofereçam bom conforto visual, como as de LED, podem ser um bom caminho, pois existem diversas temperaturas de cor, como o branco frio, branco quente e o branco neutro, que contribuem para não prejudicar a saúde dos olhos.

Nesse sentido, inclusive, as cores mais quentes são mais indicadas para profissionais que passam muito tempo em frente às telas de computador e outros dispositivos móveis que apresentam tons frios.

Por outro lado, no caso do arquiteto que exemplificamos acima, o branco frio pode ser a melhor opção por permitir maior contraste nas folhas de uma prancheta.

Outro ponto que merece atenção é a liberação de calor que as lâmpadas promovem. Nesse caso, as LEDs também são vantajosas por aquecer menos que as lâmpadas convencionais e diminuem a possibilidade de causar desconforto térmico no ambiente de trabalho.

Dê preferência para iluminação natural

Quando se fala sobre iluminação para home office, não são apenas os dispositivos e as lâmpadas que devem ser pensados.

Nesse contexto, planejar locais com boas fontes de luminosidade natural, com janelas amplas, claraboias ou até com espaços ao ar livre também fortalece a produtividade e o bem-estar.

Considere a estética

Por fim, chegou o momento do design. Afinal, além da funcionalidade também é importante que o espaço e a luminosidade fiquem agradáveis, bonitos e harmoniosos.

Neste ponto, os tipos de lâmpadas e até acessórios escolhidos, como abajur, pendente, lustre e luminária, devem combinar com o projeto do ambiente de trabalho.

Caso julgue necessário, um profissional, como arquiteto ou design de interiores, pode planejar o melhor projeto de home office na sua casa com todos os requisitos que indicamos, inclusive, a estética da iluminação.

Você pode se interessar também por: 5 tendências do futuro do trabalho para os escritórios em 2022

Conte com a Mackey para ter os melhores móveis no seu escritório!

Agora que você já sabe quais são as melhores dicas de iluminação para home office, chegou o momento de escolher os móveis do seu escritório.

Para isso, também é importante pensar em questões como o espaço disponível, ergonomia e até praticidade do mobiliário.

Nesse sentido, a Mackey Móveis é uma empresa de fabricação de mobiliários corporativos funcionais, ergonômicos e de qualidade, que pode te ajudar a montar o seu home office.



Temos uma linha completa de mobiliário corporativo, inclusive, com os móveis multifuncionais que são opções excelentes por apresentar diversas utilidades e podem ser a escolha ideal para ambientes reduzidos.

Também oferecemos uma linha de poltronas com diversos produtos para atender diferentes necessidades.

Além disso, temos uma equipe especializada e totalmente comprometida em atender, de maneira personalizada, as expectativas de cada cliente

Acesse a nossa loja virtual e conheça tudo o que oferecemos em móveis corporativos de alto padrão!

Fale com os nossos especialistas

e saiba tudo o que podemos oferecer em móveis corporativos de alto padrão para sua empresa!

 
Conteúdo Relacionado
ABR/22
Por que os móveis multifuncionais são tendência?
Por que os móveis multifuncionais são tendência?"

Os móveis multifuncionais, como o próprio nome já diz, são produtos flexíveis que atendem a mais de uma função e são perfeitos para a organização de um escritório, já que ocupam menos espaço e deixam os ambientes mais modernos.

LEIA MAIS >>
MAR/22
Como montar a sala de descanso nas empresas: veja um passo a passo
Como montar a sala de descanso nas empresas: veja um passo a passo

Nos últimos anos, a sala de descanso nas empresas é cada vez mais comum para que os colaboradores tenham momentos de descompressão e até de lazer entre suas atividades.

LEIA MAIS >>
MAR/22
Por que ter uma cabine de trabalho no seu escritório?
Por que ter uma cabine de trabalho no seu escritório?

A cabine de trabalho ainda não é comum nos espaços corporativos, mas é uma opção interessante para garantir redução de ruídos externos, mais foco e concentração para chamadas telefônicas, videoconferências e até para uma sessão curta de trabalho.

LEIA MAIS >>
Instagram

Converse
com a gente!

Contate-nos por telefone, email ou pelo formulário

Telefone: 11 96498-3935
Whatsapp: 11 99958-8148
Email: vendas@mackey.com.br
Av. Magalhães de Castro, 1230 - Butantã - SP