Você já ouviu falar sobre neuroarquitetura corporativa? Esse é um conceito que, como o próprio nome já indica, reúne os princípios da neurologia e arquitetura para projetar espaços que possam impactar positivamente na atividade cerebral, emocional e na saúde física das pessoas.
Nesse sentido, vale destacar que a neuroarquitetura corporativa tem ganhado destaque nos últimos anos, a partir da necessidade das empresas em oferecer ambientes que proporcionem o bem-estar, qualidade de vida e até a produtividade de seus colaboradores.
No entanto, ainda é comum observar organizações com espaços mal projetados e que poderiam ser melhor aproveitados para criar ambientes bonitos, agradáveis, criativos e produtivos.
Por isso, preparamos esse conteúdo sobre a neuroarquitetura corporativa e como implementá-la em um negócio. Confira!
Leia também: Escritório corporativo: 10 itens para considerar no projeto
Na prática, um time composto por neurocientistas, arquitetos e até profissionais de design de interiores realizam estudos, análises, testes e discussões para projetar ambientes de trabalho que possam influenciar positivamente o comportamento humano.
Para isso, esses profissionais desenvolvem todo um projeto de neuroarquitetura corporativa que engloba diversos pontos, desde a escolha das cores e textura das paredes, ângulos e tamanhos de janelas, até a escolha do mobiliário de um escritório.
Nessa metodologia, tudo é milimetricamente pensado e executado para contribuir com a qualidade de vida e produtividade que serão proporcionadas aos profissionais que vão ocupar os espaços.
Consequentemente, é possível que uma empresa obtenha os seguintes benefícios:
Maior concentração | Mais motivação | Melhora da produtividade | Ambientes colaborativos | Espaços bonitos e agradáveis
Saiba mais: Como montar a sala de descanso nas empresas: veja um passo a passo
O primeiro passo sobre neuroarquitetura corporativa para ter ambientes profissionais de qualidade é a iluminação, tanto natural como artificial.
Neste ponto, é importante ter o equilíbrio com lâmpadas brancas, que estimulam a concentração, para salas de reunião e treinamentos, por exemplo, e tons amarelados que transmitem sensações como conforto e relaxamento, em salas de descanso ou espaço do café.
Em seguida, é hora de pensar na ventilação dos espaços de trabalho. Afinal, a temperatura é uma questão importante para o conforto dos profissionais e, por isso, é preciso projetar os ambientes com combinação entre passagem de ar fresco natural e ar-condicionado.
Nesse sentido, inclusive, de acordo com a Norma Regulamentadora N° 17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas as atividades deve ficar entre 20° e 23°, com umidade relativa inferior a 40%.
Um dos grandes benefícios da neuroarquitetura corporativa é estruturar projetos que promovam estímulos sensoriais para tornar os profissionais mais motivados, criativos e produtivos.
Nesta etapa, é preciso pensar nas cores das paredes, móveis e itens de decoração dispostos em lugares estratégicos, por exemplo.
Por falar em cores, os tons usados nos espaços dizem muito sobre um negócio, e a variação, com colorações pastéis ou claras, cores vibrantes e tonalidade escura, é válida em ambientes corporativos.
Para ajudar a realizar a melhor escolha de cores, temos também um artigo específico sobre esse tema que pode te auxiliar, Cores para escritório em 2022: como trabalhar os tons do ano?
Por fim e super importante para um bom projeto de neuroarquitetura corporativa, os móveis devem acompanhar o design escolhido para os espaços, com boa dinâmica, eficiência e conforto para os profissionais que vão utilizá-los.
Uma tendência de mobiliário corporativo são os móveis multifuncionais, produtos flexíveis que atendem a mais de uma função e são ideais para a organização de um escritório, já que ocupam menos espaço e deixam os ambientes mais modernos.
Além disso, esse tipo de mobília inteligente também ajuda a deixar os locais de trabalho mais bonitos e criativos.
Para saber mais sobre esse tipo de mobiliário corporativo, também temos um conteúdo completo: Por que os móveis multifuncionais são tendência?
Você pode se interessar também por: Escritório colaborativo: como melhorar a comunicação na empresa?
Após saber o que é neuroarquitetura corporativa e entender os principais passos sobre como aplicar o conceito nos ambientes profissionais, chegou o momento de colocar em prática. Para isso, é importante contar com empresas especializadas.
Neste caso, a Mackey Móveis está pronta para te ajudar!
Somos uma empresa de fabricação de mobiliários corporativos funcionais, ergonômicos e de qualidade.
Temos uma equipe especializada e totalmente comprometida em atender, de maneira personalizada, as expectativas de cada cliente.
Estamos conceituados entre os principais fabricantes de mobiliário corporativo do Brasil.
Fale com os nossos especialistas
e saiba tudo o que podemos oferecer em móveis para escritório de alto padrão para sua empresa!
Muitas vezes deixados de lado, os móveis para recepção de uma empresa são um importante cartão de visitas. Afinal, esse ambiente é o primeiro local em que clientes, fornecedores e parceiros terão contato com a sua organização.
LEIA MAIS >>Nos últimos anos, garantir a saúde física no trabalho tem sido um objetivo em comum de gestores de organizações de diversos segmentos, para que os colaboradores permaneçam saudáveis e produtivos.
LEIA MAIS >>As lições da pandemia foram inúmeras em todos os segmentos, inclusive, no ambiente de trabalho, em que as empresas precisaram desenvolver novas metodologias para promover saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores.
LEIA MAIS >>Contate-nos por telefone, email ou pelo formulário
Telefone: 11 96498-3935
Whatsapp: 11 99958-8148
Email: vendas@mackey.com.br
Av. Magalhães de Castro, 1230 - Butantã - SP