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Os eventos internos são uma peça chave para fortalecer a cultura organizacional e, como consequência, gerar maior satisfação e engajamento dos colaboradores. Por esses e outros benefícios, é tão importante conhecer essa prática a fundo e incorporar no seu negócio.
Afinal, segundo infográfico da Printi, 75% dos trabalhadores sofrem com falta de engajamento e motivação. Então, estimular o reconhecimento e o envolvimento dos profissionais em atividades como os eventos pode fazer a diferença.
Assim, fica claro que o investimento em eventos internos traz retorno de verdade e pode elevar sua marca a outro patamar, sendo reconhecida no mercado e valorizada por funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e demais stakeholders.
Para se ter uma ideia, um estudo da Skift mostra que 46% das empresas planejam fazer até 5 eventos internos de forma anual. Ou seja, se o seu negócio não está realizando esse tipo de ação, pode ter a certeza que seu concorrente já está fazendo e roubando seus talentos.
Leia também: Saúde emocional no trabalho: sua empresa deve se importar com isso!
Eventos internos são estratégias de endomarketing focadas nos colaboradores da organização. Eles vão além das festas de fim de ano e incluem encontros com diferentes finalidades, como capacitação, relacionamento e comemorações por conquistas.
Essas ações reforçam os pilares de cultura interna, como a missão, visão e valores, reduzem o turnover e estimulam a participação dos profissionais.
Como o nome já diz, os eventos internos são focados no time de trabalho, fortalecendo a comunicação e motivando os colaboradores. Eles geralmente ocorrem dentro das instalações da empresa e têm como público principal os funcionários.
Já os eventos externos têm como objetivo alcançar clientes, fornecedores e parceiros, promovendo produtos ou serviços e estabelecendo relações comerciais duradouras. Esses eventos podem ocorrer fora das dependências da empresa.
1. Engajamento e motivação:
Os eventos internos criam um ambiente onde os colaboradores se sentem parte de algo maior. Isso aumenta o engajamento e a motivação, pois eles percebem que seu trabalho é valorizado.
Palestras e workshops podem ser usados para compartilhar conhecimento e inspirar a equipe. Por exemplo, trazer um palestrante externo para falar sobre inovação ou liderança pode ser muito motivador.
2. Comunicação eficaz:
Os eventos proporcionam oportunidades para interações entre colegas e superiores. Isso fortalece a aliança com a empresa e melhora a comunicação interna.
Reuniões para demonstração de resultados são um exemplo. Além de alinhar metas e conquistas, elas permitem que todos estejam atualizados sobre o desempenho da organização.
Saiba mais: Como planejar um calendário com datas comemorativas na empresa
3. Reconhecimento e pertencimento: :Veja também: Como investir e melhorar o bem-estar dos funcionários
Palestras para compartilhar conhecimento e inspirar os colaboradores.
Cursos, workshops e treinamentos para capacitar a equipe.
Reuniões para demonstração de resultados para alinhar metas e conquistas.
Confraternizações para celebrar marcos importantes.
Ações de Reconhecimento para premiar e valorizar os profissionais.
Organizar um evento interno de sucesso requer planejamento e atenção aos detalhes. Veja um passo a passo para desenvolver na sua empresa:
Objetivos claros:
Defina o propósito do evento. É para celebrar conquistas, promover integração ou treinar a equipe? Isso guiará suas decisões.
Orçamento e recursos:
Determine o orçamento disponível e os recursos necessários (espaço, equipamentos etc.).
Equipe organizadora:
Monte uma equipe responsável pelo planejamento e execução. Distribua tarefas e defina prazos.
Escolha do local e data:
Considere a disponibilidade da equipe e escolha uma data que não interfira com outras atividades. Determine também um local adequado ao tamanho do evento e à cultura da empresa.
Programação atraente:
Crie uma agenda com palestras, workshops, atividades interativas e momentos de descontração. Inclua intervalos para networking e socialização.
Comunicação eficiente:
Informe a equipe com antecedência sobre o evento. Use canais internos (e-mail, intranet etc.) para divulgar informações.
Detalhes logísticos:
Organize transporte, alimentação e acomodação (se necessário). Garanta que todos os materiais estejam prontos.
Engajamento:
Incentive a participação ativa dos colaboradores. Crie momentos de reconhecimento e premiação.
Feedback e avaliação:
Após o evento, peça feedback dos participantes. Avalie o sucesso do evento com base nos objetivos definidos.
Lembre-se de planejar esses eventos estrategicamente para colher os benefícios desejados.
Leia também: 5 vantagens das áreas de descompressão para as empresas
Com mobiliários modernos, elegantes e flexíveis, a Mackey Móveis está pronta para criar ambientes de trabalho inovadores e espaços móveis que podem ser usados tanto no dia a dia corporativo, como na realização de eventos internos.
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LEIA MAIS >>Nos últimos anos, a sala de descanso nas empresas é cada vez mais comum para que os colaboradores tenham momentos de descompressão e até de lazer entre suas atividades.
LEIA MAIS >>A cabine de trabalho ainda não é comum nos espaços corporativos, mas é uma opção interessante para garantir redução de ruídos externos, mais foco e concentração para chamadas telefônicas, videoconferências e até para uma sessão curta de trabalho.
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